Oficina em BC ensinará a construir instrumentos do Maracatu

A segunda etapa da Oficina de Formação Percussiva com Ênfase em Maracatu de Baque Virado começa neste sábado (24), às 14h, no Atelier Casa Linhares, no Bairro da Barra. Na primeira etapa, os participantes foram ensinados a tocar os instrumentos musicais do Maracatu. Agora, eles aprenderão a construir os instrumentos alfaia e agbê.

Patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), a oficina é gratuita. Os participantes se inscreveram em junho e julho. No entanto, a atividade é aberta para quem quiser acompanhar a construção dos instrumentos e ajudar no processo. Serão realizados quatro encontros (confira as datas no fim da matéria).

Maracatu é um ritmo musical e uma dança que fazem parte do folclore brasileiro. O projeto “Oficina de Formação Percussiva com Ênfase em Maracatu de Baque Virado”, de Caroline Santos, visa promover o reconhecimento e a valorização das manifestações tradicionais brasileiras, possibilitando à comunidade o contato com valores culturais e o trabalho em grupo por meio da música, dança e história das tradições. As oficinas serão ministradas pelo batuqueiro Felipe Gallarza e pela percussionista Andaraí.