Uma ação para combater o despejo irregular de esgoto no Rio Perequê em Itapema foi realizada na tarde da última quinta-feira (18). Técnicos da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema percorreram boa parte do rio para fechar a tubulação clandestina e realizar a coleta de água para análise.
Segundo o Presidente da FAACI, Diego Furtado, esta é mais uma ação no combate do despejo irregular de esgoto. “Desde 2017 realizamos 800 notificadas em locais onde já tem a rede coleta de esgoto e até o final do primeiro trimestre de 2018, segunda levantamento este número chegará 1300. Vale ressaltar que existem muitas casas e prédios que não estão ligados a rede de esgoto. Em conversa com a empresa concessionária e de acordo com o Plano de Saneamento a expectativa é de que até 2020, 100% tenha a coleta e o tratamento de esgoto”, destacou Furtado.
A prefeita Nilza Simas também participou da ação de vistoria e lacres e aproveitou para falar sobre outras medidas que estão sendo tomadas pelo Governo Municipal. “A empresa concessionária de água e esgoto está passando por processo de validação da licença ambiental junto a FATMA. Já tivemos uma primeira conversa com o órgão estadual e a FAACI está elaborando algumas condicionantes para serem observadas para esta renovação como o estudo de viabilidade de retirada das elevatórias da praia”, destacou Nilza Simas.