Operação Parasita: Suspeito de desviar R$ 15 milhões de hospital do MS é preso em Itajaí

Nesta terça-feira (11), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), cumpriu mandado de prisão preventiva em Itajaí, no Litoral Norte catarinense.

Hospital teve dinheiro desviado, apurou operação parasita

O homem preso foi denunciado pela prática de crimes no âmbito de contratos para o fornecimento de produtos médico-hospitalares ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, suspeito de desvios de mais de R$ 15,7 milhões.

Operação Parasita

A operação foi deflagrada em dezembro de 2022 e cumpriu 18 mandados de busca e apreensão. O nome Parasita faz alusão à ação de “sugar” os recursos públicos da saúde, prejudicando tanto o regular funcionamento do hospital público como os pacientes do Sistema Único de Saúde.

A investigação apurou crimes de associação criminosa, licitação, emissão de notas fiscais falsas, falsidade ideológica e peculato, em razão da simulação de procedimentos de compra e venda de produtos jamais entregues ao hospital sul-mato-grossense, proporcionando o desvio de dinheiro público, pagamento e recebimento de propina.