
Com a paralisação das atividades como medida para conter o avanço do coronavírus, diversos empreendimentos tiveram que fechar as portas ou sentiram um impacto significativo no funcionamento de seus negócios. Diante da situação econômica do país, parcerias e redes de apoio mútuo têm ajudado diversos comércios a segurarem as pontas.
Um estudo feito pelos institutos Rede Mulher Empreendedora e Locomotiva demonstra que a situação é ainda pior para os negócios comandados por mulheres. Segundo a pesquisa, 61% das empreendedoras entrevistadas não faturaram mais que um salário mínimo por mês, e pelo menos 86% fecharam ou funcionaram parcialmente durante a pandemia, sendo que 45% das empresárias são a única fonte de sustento da família.
Percebendo as dificuldades enfrentadas por amigas e conhecidas, a empresária Tainara Tais Lemes Pereira, residente de Itapema, resolveu elaborar uma iniciativa que valorizasse o comércio feminino local. A ideia surgiu durante o mês de março, período em que os serviços não essenciais tiveram que paralisar suas atividades por conta do decreto estadual.

“Eu estava ouvindo um podcast que falava sobre a importância das comunidades e redes de apoio nesse momento tão difícil e recebi mensagem de uma amiga pedindo ajuda para divulgar o seu negócio, então pensei em pôr em prática essa rede de apoio como maneira de incentivar o trabalho dessas mulheres”, explica Tainara.
A iniciativa recebeu o nome de “As Mina Resolve” – pois, segundo Tainara, para todo problema, há uma “mina” pra resolver – que já conta com mais de mil seguidores no Instagram e acumula feedbacks positivos pela divulgação. O projeto acontece de maneira totalmente gratuita, com o único objetivo de ajudar, divulgar e valorizar os trabalhos realizados pelas mulheres da região.
Segundo Keillen Costa, proprietária da Loja Glam K, um dos estabelecimentos divulgados pelo @asminaresolve, além de evidenciar o comércio local, iniciativas como essa inspiram e incentivam cada vez mais as empreendedoras. “Ela sempre nos elogia e nos apoia, dá uma alegria muito grande ter alguém que acredite no nosso trabalho”, ressalta. Para Tainara, a iniciativa vai além do comercial e promove a união feminina. “Criamos parcerias muito legais e é muito gratificante esse trabalho, principalmente quando vejo que as meninas estão comprando entre si e valorizando o trabalho uma da outra”.