Pesquisa eleitoral mostra disputa acirrada em Santa Catarina

Faltando pouco mais de 30 dias para a eleição de outubro, o cenário está acirrado em Santa Catarina, é o que mostra pesquisa do BigData Real Time, encomendada pela RIC, em parceria com a Fecomércio e as associações de jornais de interior, ADI e Adjori. Na entrevista espontânea o que mais chama a atenção são os indecisos: 64% dos entrevistados. Somados aos 12% que pretendem votar branco/nulo, o total de eleitores sem candidato chega a 76%. Mauro Mariani (MDB) e Gelson Merisio (PSD) estão empatados com 8% e Decio Lima (PT) aparece com 5%. Os números podem ser explicados pelo desconhecimento dos eleitores quanto aos concorrentes, que disputam pela primeira vez o pleito majoritário.

No voto estimulado, os indecisos caem para 25% e os que optam por votar branco/nulo são 12%, mas ainda assim correspondem a mais de um terço do eleitorado catarinense. Mariani aparece com 20%, Merisio com 18% e Decio com 16%. Todos empatados tecnicamente dentro da margem de erro. O comandante Moises, do PSL, pontuou 5%. Quanto à rejeição, o candidato do PT lidera com 22%, Mariani tem 17% e Merisio 16%.

A disputa pelas duas vagas catarinenses ao Senado Federal se concentra em três candidatos. Esperidião Amin (PP) tem 31% das intenções de votos, Raimundo Colombo (PSD) tem 29%, e Paulo Bauer (PSDB) tem 24%. O número de indecisos na pesquisa estimulada volta a chamar a atenção: 57%.

Outro dado que chama a atenção é a posição de Roberto Salum (PMN), que aparece em quarto lugar, com 7% das intenções de votos, a frente de nomes conhecidos da política estadual e nacional, como Ideli Salvatti (PT) e Jorginho Mello (PR), ambos com 6%.

A pesquisa ouviu 1.100 pessoas entre 1º e 3 de setembro, em cinco regiões do Estado: Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte, Sul e Oeste. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Estimulada:

Mauro Mariani (MDB): 20%

Merisio (PSD): 18%

Decio Lima (PT): 16%

Comandante Moises (PSL) 5%

Indecisos: 25%

Rejeição estimulada:

Decio Lima: 22%

Mauro Mariani: 17%

Gelson Merisio: 16%

Comandante Moises: 13%

Senado

Amin (PP): 33%

Colombo (PSD): 29%

Paulo Bauer (PSDB): 24%

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
Região de Joinville – Clique aqui
Região de Florianópolis – Clique aqui

Por Patricia Moraes