PF FAZ OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS E CUMPRE 67 MANDADOS EM TRÊS ESTADOS

Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra tráfico internacional de drogas e cumpre 67 mandados judiciais em cidades do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul na manhã desta sexta-feira (17).

A operação foi batizada de Enigma e mira uma organização criminosa suspeita de trazer cerca de 200 quilos de crack e cocaína do Paraguai para Curitiba e Região Metropolitana mensalmente.

Do total de mandados, 37 são de busca e apreensão, 20 são de prisão preventiva e 10 de prisão temporária.

Conforme a PF, com o objetivo de burlar a polícia, os investigados estabeleceram um sólido esquema de lavagem de ativos que envolvia a ocultação e fracionamento das operações financeiras, a utilização de laranjas para realização de negócios envolvendo bens adquiridos pelo grupo, a compra de veículos de luxo, imóveis rurais e outros de alto padrão no litoral de Santa Catarina.

Os crimes investigados na operação são tráfico internacional de entorpecentes, associação para o tráfico, associação criminosa e lavagem de ativos. Um dos responsáveis por organizar o grupo já tem passagem pela PF por tráfico de drogas.

Ainda conforme a PF, foram feitas várias prisões em flagrante e apreensão de entorpecente negociado pela quadrilha durante as investigações.

O nome da operação é uma referência ao início da investigação quando eram desconhecidos dos investigadores a estrutura de atuação e forma de comunicação do grupo criminoso.