Plano de Manejo da APA Orla de Itajaí será apresentado nessa semana

A última etapa do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Orla de Itajaí será apresentada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) na próxima semana. O instrumento de gestão serve para que as unidades de conservação cumpram seus objetivos. A exposição será nos dias 17, 18 e 26 nos bairros Cabeçudas, Fazenda e Praia Brava, às 19h.

O plano, que busca harmonizar o interesse das instituições que possuem vínculo no local, já foi iniciado com um diagnóstico apresentado à comunidade em março deste ano. O processo se desenvolveu por meio de oficinas e resultou em um processo técnico-participativo.

Duas unidades de conservação em desenvolvimento são beneficiadas com o programa: a APA e o Parque Natural Municipal Canto do Morcego. O objetivo dos encontros é apresentar o zoneamento, as normas de uso e os programas da APA e do parque, que também integra a área.

A APA é uma categoria de unidade de conservação de uso sustentável, de domínio particular e público que tem como objetivo conservar a biodiversidade e disciplinar o uso e a ocupação do espaço. Já, o Parque é uma categoria de proteção integral e de domínio público, cujo objetivo é preservação de ecossistemas e da beleza cênica, possibilitando pesquisa, a educação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.