O Governo do Município de Porto Belo através da Fundação da Cultura lançou formulário de cadastro para artistas, produtores, técnicos, espaços culturais e demais áreas e segmentos da cultura que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em razão da pandemia do Novo Coronavírus. O cadastro busca auxiliar o artista no recebimento de auxílio financeiro, oriundos da Lei além do mapeamento cultural do município.
Os membros das diferentes áreas do segmento cultural deverão responder o formulário via internet e encaminhar para o email diretorcultura@portobelo.sc.gov.br o comprovante de residência em Porto Belo e comprovante de atuação na cultura nos últimos 24 meses. O formulário pode ser solicitado através do mesmo email.
A Lei Federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia. A Lei também é uma homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio, vítima da Covid-19, o projeto vem para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos.
A presidente da Fundação da Cultura Cristiane de Jesus destaca que este é um cadastro importante, não apenas para o auxílio emergencial para a área da cultura, mas para que seja feito o mapeamento dos artistas da cidade.