Porto Belo dá orientação contra DST’s para o Carnaval

Agentes comunitárias de saúde de diferentes bairros do Município de Porto Belo estão realizando uma ação importante nos dias que antecedem o Carnaval. Os grupos estão saindo às ruas e visitando comércios para dar orientações sobre HIV e IST – Infecção Sexualmente Transmissível.

No bairro Sertão de Santa Luzia, a equipe da UBS João Tomaz Ambrosio visitaram a empresa Lava Sul e conversaram com os funcionários sobre a importância da proteção na hora das relações sexuais. Também na localidade do Jardim Dourado, na UBS Varlinda Neckel de Souza, a equipe realizou uma palestra com orientações sobre o mesmo tema. Todas as equipes de Unidades de Saúde da cidade realizaram diferentes ações, como entrega de preservativos e informativos no trânsito e comercio da cidade.

Ações como estas surgem sob orientação da Vigilância Epidemiológica, mas são planejadas pelas próprias unidades, de acordo com o que possibilite maior impacto na região onde atuam. O Governo do Estado também enviou leques informativos e a Secretaria de Saúde disponibilizará preservativos para as noites de Carnaval.

A secretária de Saúde destaca que em ações como estas, as equipes se empenham ao máximo, visto que conhecem a região onde o trabalho é realizado e reconhecem a importância da informação. “As equipes planejam ações exemplares, mostrando como estão empenhadas em promover saúde no bairro onde atuam. Este ano, além das palestras para funcionários e conversas com comerciantes, a equipe esteve nas ruas abordando os veículos, já que a cidade recebe muitos turistas para o feriado de carnaval” – diz.

 

Dados divulgados pela ONU indicam que a AIDS teve um aumento de 3% no Brasil entre os anos de 2010 e 2017. Ações informativas são realizadas em todo o país, principalmente durante festas como o carnaval, buscando influenciar as pessoas a usarem preservativos e evitarem esta e outras doenças sexualmente transmissíveis.