Porto Belo inaugura a Unidade de Pronto Atendimento 24h

No dia 29 de junho, às 7h, Porto Belo dá início a uma nova história, a abertura do atendimento ao público na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h. A inauguração oficial ocorrerá na noite anterior (28), com um momento de festa e homenagens.

A construção é resultado de uma parceria público-privada entre o Governo Municipal e a Vokkan Urbanismo, através de compensação de área institucional. Toda a mobília e equipamentos foram adquiridos e instalados pelo Governo Municipal através da Secretaria de Saúde.

A UPA 24h contará com uma área de 1.694,63 metros quadrados, representando um investimento de 9,3 milhões de reais. A estrutura inclui consultórios médicos, consultório odontológico, sala de triagem, sala de medicação rápida com 10 poltronas, além de áreas especializadas como leitos de observação adulto e infantil, sala de coleta de exames de emergência, laboratório para exames urgentes, e salas dedicadas a exames como raio X digital, tomografia, endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia.

Junto com a inauguração da nova UPA 24h, Porto Belo inaugura também o Centro de Diagnóstico por Imagem, que oferecerá serviços de imagem para pacientes que estejam na emergência e também encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras cidades para realização de exames especializados.

Entre os equipamentos disponíveis, destacam-se aparelho de raio X digital, aparelho panorâmico odontológico, tomografia, ultrassom, eletrocardiogramas, 26 monitores multiparâmetros, cardioversores, ventiladores pulmonares, detectores de batimentos fetais, otoscopia, além de kits de instrumentais cirúrgicos para procedimentos médicos.

A UPA 24h e o Centro de Diagnóstico de Porto Belo representam um avanço significativo na área da saúde, prometendo um atendimento mais ágil, eficiente e acessível para toda a comunidade.