A terceira idade tem mostrado cada vez mais força e superado seus limites, reforçando através das atitudes o título de “melhor idade”. Com a participação cada vez mais forte nas diversas atividades, ações voltadas a este público especial tem se tornado comum. O Município de Porto Belo através da Fundação de Esportes realiza neste final de semana, dias 29 e 30 de junho, a primeira edição do Torneio Regional de Vôlei Adaptado, voltado especialmente para os atletas com mais de 60 anos. Ao todo, equipes de dez cidades estarão participando.
O torneio acontecerá no Ginásio de Esportes Antônio Brito, no bairro Vila Nova, com início às 9h. Além da equipe de Porto Belo, estarão participando equipes de Bombinhas, Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Pomerode, Florianópolis, Camboriú, Brusque e Itapema. As equipes estão divididas em duas categorias, 60 a 69 anos e acima de 70 anos.
Há pelo menos quatro meses o Governo de Porto Belo disponibiliza aulas de vôlei adaptado para a terceira idade. As aulas são ministradas pelo professor Neydsquei Bertemes e a equipe já participou do JASTI – Jogos Abertos da Terceira Idade, quando tinham apenas três semanas de treino.
O presidente da Fundação de Esportes Ednaldo Manoel da Silva diz que a equipe de vôlei adaptado é um presente para o Esporte de Porto Belo, já que envolve, além do exercício físico, o tempo para integração e convivência em grupo. “Temos muito orgulho da nossa terceira idade, que está sempre em movimento. Com o incentivo do professor Ney, que agita os participantes e busca sempre envolver eles com equipes da região, temos certeza que esta modalidade esportiva crescerá cada vez mais e ganhará muitos adeptos” – explica Ednaldo.
O Ginásio de Esportes Antônio Brito está localizado na Avenida Francisco Severiano dos Santos, no bairro Vila Nova.