Por: Mauro Ramalho | 28/08/2018

Pelo segundo ano consecutivo incluído na rota de transatlânticos, Balneário Camboriú estará presente no II Fórum CLIA Brasil 2018, que ocorrerá nesta quarta-feira (29), em Brasília (DF). Organizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), o evento discutirá as oportunidades de crescimento e os entraves do setor no Brasil.

O prefeito Fabrício Oliveira participará do painel “Destinos, Atrações e Receptividade”, no qual fará a apresentação da cidade aos participantes do Fórum. “Esta é uma grande oportunidade de apresentar para o setor de turismo marítimo o potencial de Balneário Camboriú, nossas diversas atrações e a infraestrutura que temos pronta para bem receber quem nos visita. O turismo de cruzeiros para a nossa cidade é uma oportunidade que se concretizou que incrementa nossa economia e traz uma visibilidade nacional e internacional para Balneário Camboriú. Pesquisa que fizemos com os turistas de cruzeiros mostrou que 98% deles aprovaram o destino e manifestaram a vontade de voltar à cidade para ficar mais tempo. Então, o trabalho agora é consolidar essa conquista e ampliar o número de visitantes, e este Fórum, que discute o setor em seus diversos aspectos, é uma ótima oportunidade para isso”.

Para a temporada de cruzeiros 2018/2019, estão previstas 29 escalas de navios para Balneário Camboriú, de novembro a março (confira no anexo da matéria as escalas). Na temporada passada, o Atracadouro Barra Sul recebeu 19 escalas de cruzeiros, os quais trouxeram à cidade mais de 81 mil turistas.

De acordo com o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, o objetivo do Fórum é melhorar o setor, abrir portas para os destinos e fortalecer o turismo. Para o evento, que será realizado na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, foram convidadas ainda para discorrerem sobre a experiência de suas cidades no setor autoridades de outros municípios que estão na rota de cruzeiros, como Porto Belo (SC), Búzios (RJ), Ilhabela (SP) e Santos (SP). O presidente do Atracadouro Barra Sul, Julio Tedesco, falará no painel “Terminais de Passageiros – Investimentos e Competitividade”.

Expectativa é de crescimento para próxima temporada na costa brasileira

De acordo com o Ministério do Turismo, a próxima temporada de navios na costa brasileira terá aumento de 13% na oferta de leitos e de 30% nas vendas da maior operadora de viagens do país, na comparação com a temporada anterior. Ainda conforme o Ministério do Turismo, serão ofertadas 496 mil vagas para os roteiros, que terão 585 escalas nos principais destinos litorâneos do país.

Para a CLIA Brasil, os números positivos estão relacionados ao crescimento da estadia dos navios e à substituição de embarcações com maior capacidade de passageiros por parte das companhias. Segundo a entidade, contribui para o aumento das vendas o atrativo dos destinos, tanto os normalmente ofertados nas temporadas, quanto os incluídos recentemente, como Balneário Camboriú. A CLIA Brasil estima que as escalas da próxima temporada vão gerar um impacto de R$ 45 milhões na economia do município.