Prefeitura se reúne para discutir estratégias de contenção da dengue em Balneário piçarras

Prefeitura

Técnicos do Programa de Controle e Combate à Dengue se reuniram nesta terça-feira (2) com secretários municipais e com o prefeito Tiago Baltt para discutir o aumento expressivo de focos positivos no município e o desenvolvimento de uma campanha de conscientização. Diversos setores da prefeitura devem se unir para fiscalizar e conter a infestação do mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e o Zika Virus.

Desde o início do ano, a equipe de controle e combate à dengue, composta por 12 pessoas, registrou 402 focos positivos do mosquito. Em janeiro, foram realizadas 11.560 visitas às residências do município e 8.607 em fevereiro, o que resulta em mais de 20 mil atuações em dois meses. Foram localizadas 8.903 larvas.

Após a fiscalização, proprietários de terrenos que mantém lixo acumulado com água parada recebem uma notificação de limpeza sujeito a multa. “Quando chega ao remetente, a notificação leva de 30 a 40 dias para ser eficaz e, em 2021, diversas correspondências voltaram devido ao endereço desatualizado ou incompleto do proprietário do imóvel”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária, Eunice Bernardina Rosa de Souza.

O município pode enfrentar estado crítico de infestação do Aedes aegypti. “Os números mostram que até maio nós vamos ter um surto de dengue. Ficamos entre Joinville e Itajaí, que já enfrentam situação crítica. Nas visitas, estamos enfrentando reclamações e recusa”, enfatiza o coordenador do programa de controle e combate à dengue, André Luiz Ladewig.

Para intensificar as fiscalizações, o Programa de Controle e Combate à Dengue e a Vigilância Sanitária devem se aliar às secretarias de Planejamento, Obras e Fundema. A Secretaria Municipal de Educação deve atuar na conscientização de alunos.

Estiveram presentes na reunião, realizada no miniauditório da prefeitura, o prefeito, Tiago Baltt, o coordenador do Programa de Controle e Combate à Dengue, André Luiz Ladewig, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Eunice Bernardina Rosa de Souza, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Ívia Fátima Rodrigues, a secretária de Saúde, Gladys Brodersen, o coordenador da Defesa Civil, Francisco de Assis Teixeira, a presidente da Fundação do Meio Ambiente, Rosemari Bona,  secretária de Educação, Blaise Keniel da Cruz Duarte, a fiscal do meio ambiente, Luana Mocelin de Camargo, o secretário de Planejamento, Rodrigo Morimoto, o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Luiz da Silva, o secretário de Assistência Social, Paulo Debatin, o procurador Ricardo Matiello, o secretário de Obras, Orli Carlos Ferreira Júnior e a agente endêmica, Lisandra Gomes.