A partir deste ano, o transporte dos estudantes universitários de Penha para as instituições de ensino superior em outras cidades será totalmente gratuito. “Os estudantes universitários não precisarão mais pagar nenhuma taxa adicional. Todo custeio será através dos recursos públicos municipais”, confirmou o Prefeito Aquiles da Costa.
Ele adiantou que além de total gratuidade do serviço, também irá ampliar o atendimento, com mais ônibus para atender os universitários que estudam em Itajaí, nas instituições da UNIVALI, SENAC, SENAI, IFES, IFSC, Geração, FISIOMAR, e UNOPAR, e pela primeira vez, com transporte para os estudantes que estudam em Navegantes, no Sinergia.
“É nossa forma de incentivar e apoiar os moradores que buscam o ensino superior, investindo na educação das pessoas”, acredita o prefeito Aquiles, que adiantou que já está nos planos da secretaria de educação ampliar o transporte no segundo semestre para atender também os universitários penhenses que estudam em Balneário Camboriú.
Para viabilizar a total gratuidade do benefício, a contratação do transporte será feita diretamente pela prefeitura, sem intermediários, e o cadastro dos alunos deverá ser feito na Secretaria de Educação, a partir desta quinta-feira, dia 25. Os estudantes deverão trazer comprovante de residência no município, de matricula na instituição de ensino, cópias de seus documentos de identidade, além de 2 fotos 3×4 para a carteira de identificação a ser confeccionada. O cadastro também pode ser feito pelos responsáveis legais do estudante, com comprovação de parentesco.
A sede da secretaria de educação fica na Rua José João Batista, nº 115, no centro de Penha. O horário de expediente é das 8 às 12 horas no período da manhã, e das 13h30 às 17h30 à tarde. Não será concedido o benefício ao estudante que perder o prazo de entrega dos documentos ou não estiver com a documentação completa em mãos.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SE CADASTRAR AO BENEFÍCIO
1 – Comprovante de matrícula no curso universitário/técnico, fora do município de Penha, assinado pelo coordenador do curso.
2 – Residir no município de Penha, cuja comprovação se dará pela apresentação do original dos seguintes documentos:
– Contrato de aluguel do imóvel, autenticado em tabelionato;
– Faturas de energia elétrica, água, telefone ou condomínio, onde reside;
3 – Fotocópia de documentos de identificação, sendo aceito como documentos de identificação:
– Célula de Identidade (RG); –
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
-Passaporte;
– Carteira de Trabalho Previdência Social (CTPS).
4 – Duas fotos 3X4.