A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai gastar R$ 43.312.053 para construir a nova sede da UniPRF em Brasília. A empresa TECNICALL ENGENHARIA LTDA teve o resultado do edital homologado para elaborar o projeto e executar a obra, que será no terreno onde já está situada a PRF na capital federal.
A medida é resultado de uma decisão política do governo Lula em tirar a UniPRF de Florianópolis e deixar a formação dos policiais mais próxima da superintendência nacional. A PRF chamou atenção pela ampliação de sua atuação no governo Bolsonaro, houve o episódio da viatura sendo usada como uma “câmara de gás” com a vítima presa no porta-malas e que acabou morrendo, no Sergipe. E, ainda, as blitze com bloqueio de estradas no nordeste em área onde o então candidato Lula era favorito nas eleições presidenciais, no dia da votação em 2º turno.
Esse é o pano de fundo da mudança da sede, embora o governo aponte que trata-se de questão econômica. A conclusão da obra está prevista para final de 2026. Até lá, a UniPRF segue em Canasvieiras.
De negativo o fato de que a presença da UniPRF no Norte da Ilha de Santa Catarina é fator importante para a economia local.
De positivo, a novidade de quem muitos que atuam na UniPRF poderiam optar por permanecer em Santa Catarina. E é sabido que há um déficit de efetivo da PRF no estado, o que poderia ajudar bastante na fiscalização das estradas.