Primeira massa polar de agosto em SC derruba temperaturas

polar

A primeira massa de ar polar a atingir Santa Catarina neste mês de agosto é esperada para esta semana e vai provocar uma mudança brusca no tempo.

Já nesta terça-feira (10), uma frente fria avança em direção ao Estado e deixa o dia com muitas nuvens. São previstas pancadas de chuva isoladas do Extremo-Oeste à Grande Florianópolis no decorrer do dia. Apesar disso, o risco é baixo para ocorrências como alagamentos e deslizamentos.

De acordo com a Epagri/Ciram, o vento Sul vai ficar mais intenso no Litoral catarinense, com rajadas de 50 a 70 km/h. Essa condição deve permanecer até a manhã desta quarta-feira (11) ao Norte de Laguna. O risco é moderado para ocorrências como quedas de galhos e interrupção do fornecimento de energia elétrica.

O mar fica agitado entre a tarde e a noite desta terça, a partir do Litoral Sul com picos de onda de 2,5 metros. Não é recomendada a navegação de pequenas e médias embarcações.

Veja no mapa as áreas onde ocorrerão ventos fortes:

 

Chuva e temperaturas baixas

Entre a quarta-feira e a sexta-feira (13), o avanço da massa de ar polar derruba as temperaturas. Será um período de frio úmido, acompanhado por chuva, principalmente, na faixa Leste de SC. Nas demais regiões, haverá variação de nuvens e chance de chuva isolada. Não há previsão de temperatura negativa no Estado.

O nevoeiro marítimo registrado na área costeira desde a segunda-feira (9) vai se dissipar a partir desta quarta. No Leste do Estado, as temperaturas vão variar pouco e ficarão entre 7°C e 15°C no decorrer do dia devido à nebulosidade. No Oeste, as temperaturas mínimas ficam perto dos 10°C e as máximas chegam aos 20°C.

 

Tempo na quinta e na sexta-feira

Na quinta-feira (12), a umidade vinda do oceano combinada a uma área de baixa pressão alongada deixa o dia com variação de nuvens e pancadas de chuva no Norte do Estado, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

A condição vai se espalhar para as demais regiões no decorrer do dia, conforme a Defesa Civil de Santa Catarina. O risco é moderado para ocorrências associadas às chuvas.

A temperaturas variam de 3°C a 8°C no Planalto Sul, 8°C a 15°C nas demais áreas do Leste catarinense. No restante do Estado, o amanhecer de quinta será com temperaturas mínimas em torno de 6°C e à tarde, as máximas variam de 16°C a 21°C.

Na sexta, o tempo segue instável na metade Leste do Estado, sendo um dia nublado e com chuva persistente. No sábado (14), a chuva vai diminuir gradualmente nessa região e ficará mais restrita ao Litoral de SC. No Oeste, o dia será de sol com algumas nuvens.

Como termina o inverno em SC?

Chuva

O inverno típico tem pouca chuva no mês de agosto, com dias secos e ensolarados. Nas regiões Oeste e Meio-Oeste, a chuva segue ocorrendo de forma mal distribuída durante agosto, persistindo os períodos de estiagem.

O risco de temporal com granizo e ventania diminui, mas pode estar associado à passagem de frentes frias e sistemas de baixa pressão.

Em setembro e outubro inicia a época de chuvas de primavera, com totais de precipitação mais elevados. Os totais de chuva em setembro variam de 150 a 210 mm no Oeste e Meio-Oeste e de 110 a 170 mm nas demais regiões.

Em outubro os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste e de 140 a 180 mm, nas demais regiões

No trimestre, os ciclones extratropicais atuam com frequência entre o Litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

 

Temperaturas

No trimestre a previsão é de temperatura próxima da média climatológica em SC. Eventos com precipitação de neve ainda podem ocorrer no mês de agosto, principalmente no Planalto Sul.

Na primavera, sobretudo em outubro de 2021 são esperados episódios de frio tardio, com temperatura próxima ou abaixo de zero, e formação de geada isolada. Nevoeiros serão frequentes no trimestre, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, sobretudo, no período noturno, madrugada e amanhecer.