Primeiro voo de novos caças Gripen da FAB sairá de SC; saiba quando

Gripen

A frota da FAB (Força Aérea Brasileira), em breve, deve contar com dois novos caças Gripen. Os novos modelos chegaram ao Brasil, da Suécia, pela Portonave, o porto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina.

O navio holandês Marsgracht, que carregou as aeronaves, partiu do Porto de Norrkoping, na Suécia, e atracou na sexta-feira (1º). A operação de descarga foi realizada ao longo de sábado (2) e concluída na madrugada de domingo (3). Do porto, os caça Gripen E foram levadas até o Aeroporto de Navegantes.

Primeiro voo

De Navegantes, as aeronaves farão o primeiro voo em direção à São Paulo. Conforme assessoria de comunicação da CCR, empresa que administra o Aeroporto de Navegantes, o voo está previsto para a próxima quinta-feira (7), mas o voo pode mudar.

Superoperação

A chegada dos caças ao Brasil e o transporte deles entre o porto e o aeroporto contou com uma superoperação que envolveu cerca de 100 profissionais, entre Portonave, Força Aérea, do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além de representantes da Saab, empresa fabricante das aeronaves, do agente de carga DSV, Receita Federal, do Ministério da Agricultura e do Navetran (Departamento de Trânsito de Navegantes).

Contrato bilionário

A compra dos 36 caças Gripen foi firmada no final de 2013 para reequipar a frota FAB. O contrato, no valor de 39,3 bilhões de coroas suecas, prevê, além da produção de 36 aeronaves até 2024, um programa de transferência de tecnologia à indústria aeroespacial brasileira para o desenvolvimento do Gripen no Brasil.