Os professores de língua inglesa, Elizandra Costa e Anderson Sales, ambos da rede municipal de ensino Jaraguá do Sul, foram selecionados no programa Fulbright PDPI (Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos) – Capes, que tem o objetivo de capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países.
Eles devem passar dois meses entre janeiro e fevereiro do ano que vem em uma universidade americana. O destino exato só será informado em 27 de outubro. O programa oferece para os professores selecionados curso intensivo de seis semanas em uma universidade nos Estados Unidos. Lá, ambos participarão de atividades acadêmicas e culturais, onde serão reforçados os objetivos específicos de valorizar os professores que atuam nas redes públicas de educação básica, fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês; compartilhar metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, além da possibilidade de vivenciar uma experiência in loco em história e cultura dos Estados Unidos, para que isso se torne parte do currículo do ensino de inglês no Brasil.
Esta parceria, explica Elizandra, também é uma forma de estimular futuros intercâmbios de professores e de alunos entre os dois países. O programa disponibilizava 17 vagas para Santa Catarina. “Acredito ser uma oportunidade maravilhosa para minha carreira profissional e contribuirá imensamente para a rede em que leciono, pois poderei aplicar os novos conhecimentos com meus alunos e me coloco a disposição para repassar aos meus colegas as experiencias adquiridas”, destaca a professora Elizandra.
Ela, o professor Anderson e mais quatro professores de inglês da rede municipal também integram programa de segunda licenciatura e estão cursando graduação em alemão na Universidade Federal do Paraná.