
Os profissionais que atuam na educação do Município de Porto Belo participaram nesta quinta-feira (20) de uma parada Pedagógica com foco na segurança das escolas da cidade. Durante todo o dia, gestoras, professores, auxiliares de sala e demais profissionais participaram de palestras com forças de segurança e profissionais da psicologia, considerando o ataque de ódio ocorrido no Município de Blumenau e as ameaças de que ocorreriam outros ataques neste dia.
Entre os temas abordados estavam o papel da Guarda Municipal com o comandante Jaison Correa, o controle das emoções com a psicóloga Mariza Kadowaki e posteriormente com o psicólogo Joesilton do Carmo, além da apresentação do protocolo de segurança pelo tenente Rodolfo Knies da Polícia Militar e o enfrentamento à violência e os tipos de crime com a delegada da Polícia Civil de Porto Belo Dra Luana Backes.
O prefeito Joel Lucinda destaca que este é um dos momentos mais importantes desde que ocorreu o atentado em Blumenau. “Nós nunca estaremos totalmente preparados para uma situação trágica como esta, mas é primordial que tenhamos noção de como agir e como proteger a nós mesmos e as nossas crianças. Esta parada foi sem dúvidas primordial para o bom andamento do Ano Letivo e sem dúvidas, outros momentos como este vão acontecer” – destaca o prefeito.
Os alunos da Rede Municipal de Ensino não tiveram aula nesta quinta-feira. A data para a capacitação foi escolhida por conta da preocupação dos pais e familiares quanto às ameaças de ataques para este dia. Mesmo sendo descartada qualquer possibilidade por parte da Polícia Civil e demais forças de segurança, o Município entendeu que neste momento, o melhor caminho é manter as famílias calmas, para que as crianças não sejam psicologicamente afetadas.