Por: Ricardo Gebeluca | 13/08/2019

Nesta sexta-feira (09), servidores da Secretaria Municipal da Saúde participaram, na Câmara de Vereadores, de uma capacitação do programa PlanificaSUS, desenvolvido pelo Governo Federal, via Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (Sbibae) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A atividade é a primeira de uma série de seis workshops que serão ministrados até o final do ano. O PlanificaSUS tem por objetivos fortalecer o papel da Atenção Primária de Saúde (APS) e a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS.

“Estamos começando a implementar a ferramenta no município”, explica Graciele Ledur, diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. A região da Foz do Rio Itajaí é uma das primeiras a aderir ao programa no Estado e a Câmara de Vereadores apoia a iniciativa através da cessão do plenário para a realização das reuniões.

Cerca de 50 profissionais das unidades de saúde do município participaram da primeira etapa. De acordo com Graciele, o treinamento visa melhorar as condições de trabalho e, principalmente, integrar as ações das unidades de saúde do município. Atualmente, cada posto atua segundo dinâmica própria e não há um fluxo de informações eficiente. “Nosso objetivo é fazer com que as unidades se comuniquem, o que é um desafio”, reconhece.

(Alcides Mafra/Assessoria Câmara PB)