Por: Ricardo Gebeluca | 07/11/2018

Pela primeira vez Itajaí está representada no Jovens Embaixadores, programa da Embaixada dos Estados Unidos que leva 50 alunos da rede pública ao país e tem o intuito de aproximar americanos e brasileiros. Thiago Lopes Furtado, de 17 anos, é aluno da Escola de Ensino Médio Victor Meirelles e representou a cidade em um intercâmbio de três semanas.

“Visitamos a Casa Branca e vários outros monumentos, além de participar de reuniões e conhecer projetos sociais. Foi uma experiência incrível e expandiu meus horizontes”, destaca Thiago.

O aluno possui um blog chamado Mundo dos Exercícios, que busca ajudar o aprendizado entre alunos, professores e todos os envolvidos no meio do ensino. Sem fins lucrativos, o site conta com mais de nove milhões de acessos.

Além disso, Thiago dá aulas gratuitas de inglês na escola e participa de ações voluntárias na igreja. Pelo feito de ser o primeiro itajaiense a participar, ele também recebeu uma menção honrosa da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Para participar do programa, é necessário passar por um processo seletivo anual e atender a alguns requisitos: ter entre 15 e 18 anos; ser aluno do ensino médio na rede pública; ter uma renda familiar baixa; bom desempenho escolar; não ter viajado aos Estados Unidos anteriormente; fluência oral e escrita em inglês; ter uma atividade voluntária com pelo menos um ano de duração.