Com foco na ressocialização, o Programa Reabilitacão, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI), que acontece no Complexo Penitenciário de Itajaí, promoveu um novo Curso de Banho e Tosa. Com duração de 20 dias, o curso formou 12 internos do regime semiaberto como tosadores profissionais, prontos para o mercado de trabalho.
Os participantes aprenderam técnicas de banho e tosa terapêutico, medicinal e estético, desenvolvendo habilidades práticas e teóricas essenciais para a atuação na área. Iniciativas como essa são fundamentais para o processo de ressocialização, pois oferecem uma nova perspectiva de futuro para os internos, estimulando o desenvolvimento de competências profissionais e contribuindo para a redução da reincidência criminal.
O trabalho de ressocialização desenvolvido nas unidades prisionais catarinenses são uma importante ferramenta para as pessoas privadas de liberdade, trazendo oportunidades concretas e refletindo os resultados positivos na sociedade catarinense. Além disso, o aprendizado proporciona não apenas uma fonte de renda, mas também uma oportunidade de reintegração social e transformação pessoal.
“O programa Reabilitacão vem ao encontro do processo de ressocialização. Muito feliz com mais essa nova turma de formandos. É um curso que proporciona, por meio dessa capacitação técnica, não somente a reintegração dessas pessoas no mercado de trabalho, mas também oferecem uma nova perspectiva de futuro para esses internos, estimulando o desenvolvimento de competências profissionais e contribuindo para a redução da reincidência criminal”, destaca a coordenadora do programa, Bruna Roberta Wessner Longen.
Sobre o Programa Reabilitacão
O programa acontece em uma área verde, em um dos maiores Complexos Prisionais de Santa Catarina, aonde presos do regime semiaberto têm as aulas de adestramento canino. A iniciativa busca a ressocialização de detentos, que dentre suas atividades diárias, cuidam de cães abandonados e que foram vítimas de maus tratos no município de Itajaí.
Ao longo dos últimos anos, o Reabilitacão foi reconhecido em eventos nacionais significativos, sendo o grande vencedor da 27ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, categoria bem-estar animal. Em 23 de fevereiro de 2024, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, reconheceu a importância da implementação de propostas como a do Reabilitacão no sistema prisional brasileiro.