
O segundo dia da Semana do Meio Ambiente em Itapema foi marcado pela participação dos estudantes do Projeto Jovem Pesquisador, que apresentaram trabalhos voltados à preservação ambiental. Em formato de feira interativa, a atividade envolveu os alunos em grupos temáticos, abordando diferentes problemas ambientais e propondo soluções para a realidade local.
“Durante o ano, pesquisamos temas que afetam o meio ambiente e buscamos ideias que possam ajudar nossa cidade”, contou Diego, um dos jovens participantes.
Entre os assuntos apresentados, chamou a atenção o trabalho sobre a desmatamento das restingas em áreas litorâneas, alertando para os impactos da degradação desses ecossistemas e a necessidade de preservação.
A coordenadora do projeto, Gabriela Daroci, destacou o envolvimento dos alunos. “Nos organizamos em grupos e cada equipe trabalhou um tema ambiental relevante. É uma forma de ampliar a consciência ecológica desde cedo, com protagonismo juvenil e conhecimento aplicado.”
Programação ao longo da semana
A programação da Semana do Meio Ambiente segue até sábado, com diversas atividades promovidas pela FAACI, em parceria com a CONASA e a Secretaria de Educação. Entre os destaques está a oficina Robôs Adoráveis, ministrada por Mônica Turato, que acontece nos CMEIs Pequeno Príncipe, Huga e Benta, nos dias 3, 4 e 5 de junho.
Na Escola Vereador Paulo Reis, os alunos do 3º e 4º anos participam da Oficina de Stencil, realizada pelo projeto Escola Sem Muros, também em parceria com a CONASA. Nos dias 5 e 6 de junho, a mesma escola recebe a exposição Biodiversidade em Foco, do biólogo Cristiano Voitina, com fotografias que retratam a fauna e flora da região.
A agenda também inclui o evento especial de observação de aves, com o guia Guilherme Thielen, promovido pela FAACI no sábado (07/06). As vagas para essa atividade já estão esgotadas.
A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade de fortalecer a educação ambiental desde cedo, valorizando a natureza e promovendo o cuidado com o futuro de Itapema.