Início Geral Prontos para salvar vidas, SC tem 10 cães bombeiros

Prontos para salvar vidas, SC tem 10 cães bombeiros

Santa Catarina tem dez cães treinados para auxiliar os bombeiros no salvamento e resgate de pessoas. Lages, na Serra, é uma desta cidades que conta com esta importante ferramenta de trabalho. Por lá, quem ajuda no serviço é o cão bombeiro Barney.

Da raça labrador, ele tem um cerca de dois anos de idade e para manter a saúde e, principalmente o olfato em dia, segue uma rotina diária de treinamentos e cuidados. Barney se alimenta com ração apropriada e alguns suplementos alimentares. Pratica exercícios físicos: anda em esteira e faz natação.

Com os recursos arrecadados através do Funrebom (Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros), um tributo municipal, é capaz de realizar consultas e exames em clínicas veterinárias, adquirir brinquedos, equipamentos, e fazer treinamentos específicos.

Devidamente preparado e pronto para a busca e auxílio em salvamento e resgate de pessoas nas mais variadas ocorrências e situações adversas, o cão encara a rotina de trabalho como uma brincadeira, explica o soldado e condutor, Luciano Rangel:

– Ele não busca por simples obrigação, mas sim por ser prazeroso. Para isso, trabalhamos e aguçamos ainda mais o sentido do olfato do cão para as operações dos Bombeiros Militares –  destaca.

SC tem 10 cães bombeiros à disposição

O soldado Luciano Rangel conduz Barney nas operações de salvamento. Com informações DC