Quem é Claudia Prudêncio, a primeira mulher a ser presidente da OAB/SC

Array

A advogada Claudia Prudêncio, 45 anos, será a primeira mulher a presidir a OAB/SC (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Santa Catarina) nos 88 anos de existência da instituição. Ela foi eleita nesta quinta-feira (25) em pleito que envolveu cerca de 33 mil profissionais licenciados pela Ordem, que também escolheram as diretorias das 51 subsecções espalhadas pelo Estado.

Claudia concorreu pela chapa 4, obteve 12.797 votos (44,9% do total) e comandará a OAB/SC no triênio 2022/2024. O candidato Hélio Brasil (chapa 1) teve 8.320 votos (29,19%), Vivian de Gann (chapa 2) obteve 4.352 votos (15,27%) e Gabriel Kazapi (chapa 3) ficou com 1.466 votos e 5,14%. A eleição era obrigatória e teve o comparecimento de 89,87% dos advogados com direito a voto.

Um dos primeiros projetos que a presidente pretende realizar é a aplicação do desconto de 50% da anuidade da jovem advocacia, sem escalonamento.

Claudia Prudêncio planeja ainda instituir um piso ético regional para a advocacia, triplicar o valor da tabela de honorários da advocacia dativa, que conta com mais de 9 mil profissionais em atividade no Estado e criar o SOS Morosidade Judicial, um serviço online à disposição da advocacia para monitorar e cobrar agilidade da tramitação dos processos judiciais em cada vara e comarca.

Também faz parte dos planos ampliar os 33 Escritórios Compartilhados para uso da advocacia, criados na atual gestão, para as 51 Subseções da OAB/SC, e implementar o Inova Lab OAB/SC, um laboratório de inovação para fomentar novos serviços e criar soluções para os desafios da profissão.

A chapa 4 era a representante da base do então presidente Rafael Horn, que foi eleito como conselheiro federal. Horn integra agora a chapa que concorre nas eleições da OAB Nacional, integrando a diretoria da entidade.

Os eleitores tiveram nove horas para escolher seus candidatos e a apuração aconteceu quase de forma instantânea, já que a votação foi feita, pela primeira vez, de forma digital. Era possível votar com certificação digital, com senha de acesso ou nos 70 pontos disponibilizados em todo o Estado pela entidade.

Sem nenhuma ocorrência registrada durante a votação, o presidente em exercício da OAB/SC, Maurício Alessandro Voos, ressaltou a urbanidade dos candidatos durante o processo eleitoral.

“A gente espera que essa formalidade continue. Independente da chapa vencedora, esperamos que todos saiam dessa eleição como amigos”, afirmou.

 

Vencedora exerceu outros cargos na Ordem

Claudia Prudêncio é casada, mãe de duas filhas e há mais de 20 anos é sócia-fundadora de um escritório de advocacia em Florianópolis. É a atual presidente da CAASC (Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina), tendo sido a segunda mulher a alcançar este cargo em 73 anos.  Ela também tem mais de duas décadas de atuação no Sistema OAB, onde exerceu diversos cargos.

Enquanto sua plataforma de gestão é focada na valorização da classe, com um leque de ações no Programa Mais Honorários no Bolso da Advocacia, a meta de Horn é levar para a OAB nacional as transformações realizadas na OAB catarinense, que a posicionaram como modelo para o país em gestão financeira, eficiência, inovação, tecnologia, suporte aos profissionais e oferta de serviços – hoje, por exemplo, a OAB/SC é superavitária e 100% digital.

Por nd+

Últimas Notícias

Mais lidas