
Vereador Léo Cordeiro enfatiza trabalho dos enfermeiros em Itapema e apresenta números da Saúde em Sessão movimentada na Câmara de Vereadores.
Elas são a espinha dorsal da saúde pública e por isso foram homenageadas na Câmara de Vereadores de Itapema. Estamos falando da categoria da enfermagem, homens e mulheres que sustentam o cuidado com a vida nas unidades de saúde, hospitais, pronto-atendimentos e Unidades básicas de saúde. Por pedido do Vereador Léo Cordeiro (MDB), os profissionais que atuam em Itapema; enfermeiros, técnicos e auxiliares, foram homenageados com a Moção de aplausos e reconhecimento.
O ato festivo realizado durante a Sessão Ordinária na última terça-feira (01/07/25), teve como principal objetivo o reconhecimento público e a manifestação sincera de gratidão a esses nobres trabalhadores da saúde. No mês de junho a categoria sofreu com a manifestação de um político da oposição que acabou desqualificando o atendimento realizado pelos profissionais da enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde em Itapema. A situação foi tão grave que o Conselho Regional de Enfermagem do Estado (Coren-SC) publicou nota informando que enfermeiros podem solicitar exames, realizar consultas de enfermagem, prescrever medicamentos e conduzir o acolhimento de pacientes.
Passado esse triste episódio e valorizando a categoria, o vereador Léo Cordeiro, que também é líder do governo na Câmara de Vereadores, apresentou dados que demostram que em 2024 os enfermeiros da rede municipal de Itapema realizaram 97.401 atendimentos. O legislador foi além e sinalizou que neste ano (2025), apenas até maio, já foram registrados mais de 47 mil. Na saúde da mulher, mais de 2.600 consultas de pré-natal foram realizadas nos últimos seis meses, refletindo o protagonismo da enfermagem na assistência materno-infantil.
Uma demonstração, segundo Léo Cordeiro, do sucesso de um trabalho silencioso, mas vital para a comunidade itapemense. “Essa moção não é apenas um gesto formal. Ela é, sobretudo, um ato de reconhecimento público e de gratidão sincera. Gratidão por cada plantão, por cada gesto de cuidado, por cada vida tocada e transformada”.
O vereador que é do MDB também fez um registro especial aos técnicos de enfermagem. “Não posso deixar de destacar os técnicos de enfermagem, que, em 2024, realizaram mais de 186 mil atendimentos, e já somam mais de 93 mil em 2025”. E reforçou a importância desse segmento; “Esses são profissionais indispensáveis: medem sinais vitais, aplicam testes, apoiam em procedimentos clínicos, acolhem, orientam — e fazem tudo isso com uma escuta qualificada e um compromisso com o bem-estar do próximo” reforçou Léo Cordeiro.
O Coren SC também esteve no ato e reafirmou “Que o momento de reconhecimento proposto pelo Vereador Léo Cordeiro aqui em Itapema sirva de inspiração para a valorização da enfermagem com um SUSs mais justos, humano e resolutivo” Gleide Nara de Amorin, Conselheira do Coren-SC.
E é o vínculo com o paciente que motiva o paciente no tratamento. “A Verdade é simples e clara: sem a enfermagem a atenção básica não funciona. O vínculo desses profissionais com a comunidade é o que permite o cuidado mais humanizado e resolutivo” detalhou a enfermeira Sibele Davila Kramer Cavalcanti que atua no SUS em Itapema.
Seja enfrentando adversidades estruturais, escassez de recursos ou a sobrecarga do dia a dia, a enfermagem se mantém firme. Com ética, empatia e profissionalismo, essas mulheres e esses homens vão muito além de seu dever funcional: eles cuidam, acolhem, curam e confortam.
“A homenagem que fizemos hoje é uma forma de reafirmar o meu respeito e os meus aplausos a todos os 150 profissionais dentre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam no serviço público de Itapema” – afirmou o vereador Léo Cordeiro.