Rede de Atenção Básica de Saúde abrange quase 90% da população em Itapema

A saúde de Itapema segue avançando em todos os setores. Uma das áreas prioritárias e a rede básica que compreende as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em Itapema a cobertura da população é de quase 90% da população. Em 2016 o número de atendimentos            no mês de maio foi de aproximadamente 7 mil e agora maio de 2019 chegam a quase 27 mil.

Uma das melhorias foi a implantação do acolhimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Assim que o paciente chega na unidade ele é acolhido por um dos profissionais da equipe onde é feita uma escuta qualificada  que possibilita identificar qual a real demanda e assim encaminhado para a resolução da sua demanda”, explicou a enfermeira da UBS Meia Praia II, Janaina Nicole Costa.

Segundo o Secretário de Saúde o objetivo do acolhimento é otimizar o atendimento aos pacientes que procurarem as UBS. “Dentro de uma unidade temos vários profissionais e com a escuta do paciente, a equipe consegue verificar de qual maneira ele será encaminhado para que tenha resolutividade nas suas demandas”, afirmou.

A Prefeita Nilza Simas destacou os novos números de atendimento da atenção básica na área da saúde. “Ter uma cobertura de quase 90% em atendimento na saúde reflete que estamos no caminho certo, com uma gestão eficiente e com profissionais comprometidos com a humanização no atendimento”, destacou Nilza Simas.