Reunião organiza mobilização contra o Aedes Aegypti em Bombas

No próximo sábado, dia 1º de junho, a Secretaria Municipal de Saúde de Bombinhas promove a Mobilização de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti no bairro de Bombas. A coordenação do evento é do Gabinete do Prefeito e da equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica que se reuniram na manhã desta quinta-feira, 30, para organizar as ações do dia. Ficaram programadas uma caminhada com saída em frente à Secretaria de Turismo e chegada na Rua Sanhaço, a partir deste ponto, os grupos serão divididos para a visitação e panfletagem com material informativo às residências do bairro. “Nossa meta é visitar todas as residências de moradores do bairro. As casas e apartamento fechados estão sendo vistoriados e notificados durante todo o mês. A conscientização da comunidade para evitar o surgimento de focos do mosquito e o aparecimento de casos de dengue, chikungunya ou zika vírus é o principal foco neste momento”, disse o Prefeito Paulinho.

Hoje o município conta com 13 Agentes de Combate a Endemias atuando diariamente nas ruas, vistoriando, orientando e notificando terrenos e residências com focos do mosquito. Uma ação deste tipo já aconteceu no bairro de Canto Grande, onde também foram mapeados muitos focos do mosquito. A ação conta com o voluntariado dos funcionários da Prefeitura, estudantes, do grupo de Desbravadores, do Rotary, Corpo de Bombeiros, além de voluntários da comunidade.

Lembrando que a prevenção inicia no combate aos focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.