Reunião vai discutir o uso de sacolas plásticas no comércio de Balneário Camboriú

Brasil, São Paulo, SP. 19/07/2006. Caixa de supermercado coloca produtos dentro de sacolas plásticas. - Crédito:PAULO PINTO/AGÊNCIA ESTADO/AE/Codigo imagem:33999

O promotor da Curadoria Ambiental de Balneário Camboriú, Isaac Sabbá Guimarães, vai discutir com a comunidade empresarial a redução do uso de sacolas plásticas em grandes estabelecimentos comerciais do município. A reunião pública para debater o assunto será realizada neste dia 24 de outubro, às 19h, no auditório do edifício-sede do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sindilolas), na rua 902, 530, centro de Balneário Camboriú.

Durante a reunião, o promotor apresentará dados e propostas para a redução da quantidade de sacolas plásticas distribuídas no comércio, assim como discutirá a possibilidade de formalizar acordo em ação civil pública. Recentemente, a  5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Camboriú instaurou um procedimento administrativo com a finalidade de buscar a redução do uso de sacolas plásticas nos grandes estabelecimentos comerciais de Balneário Camboriú.

Com o procedimento, o promotor quer estimular políticas públicas locais voltadas à diminuição do uso de sacolas, principalmente no setor supermercadista. “Elas agravam quadros de poluição, causando graves danos à fauna e à flora, com acentuado impacto ambiental”, justifica Isaac Sabbá Guimarães.

De acordo com o promotor, números divulgados pelo Senado Federal dão conta da distribuição de 1,5 milhão de sacolas plásticas por hora no Brasil, sendo que 56% delas são utilizadas uma única vez. Destaca, ainda, que são necessários 500 anos para uma sacola se decompor no meio ambiente.

AGENDA

Reunião pública sobre redução do uso de sacolas plásticas no comércio

Quando: 24 de outubro (quarta)

Horário: 19h

Local:  Sede do Sindilojas, Rua 902, 530, centro de Balneário Camboriú