Saiba como é calculada a sensação térmica durante o frio

sensação térmica

A passagem de uma onda de frio extremo derrubou as temperaturas em toda Santa Catarina. Diversas cidades tiveram temperaturas negativas ou próximas de zero.

Entre quarta (28) e a madrugada desta quinta-feira (29) Santa Catarina registrou neve em 23 cidades. O estado também teve a menor temperatura do Brasil nas últimas horas.

O recorde foi em Bom Jardim da Serra, que marcou -8,6°C às 4h desta quinta. O dado foi divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

No entanto, o frio sentido por bom-jardinenses e turistas pode ter sido muito maior. Isso porque a temperatura registrada por termômetros costuma ser diferente da sensação térmica sentida na pele.

O meteorologista do AlertaBlu (Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau), Gabriel Cassol, explica que a sensação térmica é calculada através de uma equação que leva em consideração alguns fatores.

Para temperaturas abaixo de 20ºC, os meteorologistas analisam pelo menos três condições: temperatura, umidade do ar e velocidade do vento. Quanto menor a temperatura, menos umidade e mais vento, maior é a sensação de frio.

É por isso que mesmo em temperaturas iguais, nosso corpo pode sentir mais ou menos frio. Ou ainda, pessoas na mesma cidade, mas em bairros diferentes não sentem o mesmo. Tudo depende da sensação térmica.

“Locais mais altos, ou mais afastados dos centros urbanos, próximos de regiões de mata costumam apresentar sensações térmicas menores durante o inverno”, diz Cassol.

O meteorologista explica ainda que a sensação térmica pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, os números divulgados por institutos de meteorologia são apenas uma base.

 

Sensação térmica no calor

Para temperaturas acima de 20ºC, a sensação térmica costuma ser calculada observando apenas a temperatura e a umidade do ar. Neste caso o vento deixa de fazer uma grande diferença.

Por ND+