Santa Catarina confirma mais 32 mortes e 2,5 mil casos de Covid-19 em 24 horas

Santa Catarina

Santa Catarina registrou mais 2,5 mil novos casos de coronavírus e 32 mortes nas últimas 24 horas. Segundo o boletim divulgado pelo governo do estado no início da noite deste domingo (21), 638.984 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19, sendo que 6.961 delas morreram desde março em decorrências de complicações da doença.

Do total de infectados, ao menos 605.085 deles são considerados recuperados pela Secretaria de Estado da Saúde. Há ainda 26.938 casos ativos em todas as regiões, com pessoas que seguem sendo monitoradas ou em tratamento em ao menos 288 cidades.

Ainda segundo o governo do Estado, a taxa geral de ocupação em leitos de unidade de terapia intensiva pelo Sistema Único de Saúde (Sus) está em 86,6%. A situação dos hospitais segue preocupantes, especialmente no Oeste e na Serra, que tem recebido alguns dos pacientes transferidos de Chapecó e região. As duas regiões estão com mais de 90% de ocupação.

Em Chapecó, continuam as tratativas para tentar ampliar a rede de saúde, que está em “colapso” por causa da pandemia, segundo o prefeito. Na manhã deste domingo (21), a prefeitura e a direção do Hospital Regional do Oeste se reuniram com representantes de uma empresa de Cuiabá para fornecer trabalhadores e equipamentos, o que poderia abrir mais 20 leitos.

No sábado (20), aviões emprestados por empresários buscaram 12 profissionais em São Paulo e quatro em Florianópolis que devem atuar junto com profissionais da saúde de Chapecó para atuar em leitos de unidade de terapia intensiva e enfermaria. Também neste domingo, o governo do Estado anunciou que deve ativar cinco novos leitos de UTI no hospital Regional em São Miguel do Oeste.

Na cidade, que contabiliza desde o início da pandemia mais de 20 mil casos com 190 mortes pela Covid-19, há 2, 8 mil casos ativos, segundo o governo. Nos últimos dias, a cidade vem adotando medidas restritivas para tentar conter o avanço da doença e neste domingo (21), fechou parques após registro de aglomerações.

Em outras regiões os hospitais enfrentam unidades cheias e os próprios pacientes fizeram vídeos mostrando o atendimento improvisado em corredores no hospital regional de São José, na Grande Florianópolis.

Neste domingo (21), o hospital São Francisco de Assis, em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, suspendeu cirurgias eletivas e definiu que os pacientes não urgentes, podem ser encaminhados aos postos de saúde.

Confira os principais dados do boletim

638.984 casos confirmados. No sábado, eram 636.445;

foram acrescentados ao boletim 2,5 mil casos em 24 horas;

6.961 mortes. No sábado, eram 6.929. Segundo o governo, a taxa de letalidade é de 1,09%.

605.085 recuperados;

206 leitos vagos de UTI, mesma quantidade que no sábado;

todos os 295 municípios de Santa Catarina têm pelo menos um caso de Covid-19;

275 cidades registram pelo menos uma morte pela doença.

Desde agosto, a Secretaria de Estado da Saúde divulga um levantamento online com algumas informações sobre as vítimas que morreram em decorrência da doença.

Quinze das 16 regiões de Santa Catarina estão em nível gravíssimo para a Covid-19. Apenas uma manteve a situação como grave. Com avanço da Covid-19 e alta na ocupação dos leitos de UTI, apenas a região carbonífera manteve a situação grave.

Santa Catarina tem também quatro casos da variante brasileira de Covid confirmados: dois em Florianópolis e dois em Joinville.