Por: Ricardo Gebeluca | 15/05/2019

A Secretaria de Saúde realiza na próxima sexta-feira (17/01) o I Workshop Conversando sobre a Luta Antimanicomial. O evento é organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial de Itapema (CAPS I) e acontece no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Rua 290, no Bairro Meia Praia, a partir das 8h.

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

“Nosso objetivo é promover o diálogo sobre o tema e conscientizar a todos da importância da luta pelos direitos das pessoas com agravos da saúde mental, propondo não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, na discussão e questionamento das relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”, explicou o coordenador CAPS, Cleiton Partika.