Saúde vai realizar vacinação contra febre amarela em áreas de borda de mata em Itapema

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, inicia no próximo sábado (17/08) uma ação de varredura em áreas de borda de mata. Equipes visitarão todas as casas para vacinar as pessoas com idade entre nove meses a 59 anos contra a febre amarela. A medida é uma indicação da Secretaria de Saúde Estadual já que Santa Catarina registrou dois casos confirmados da doença em humanos.

Dentre os bairros que serão contemplados estão Ilhota, Sertãozinho, Alto São Bento, Tabuleiro, Várzea, Sertão do Trombudo e Morretes. “Orientação a população que receba as vacinadoras e no caso de não terem a vacina contra a febre amarela, aceitem receber a imunização”, explicou a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Mariane Halpin.

Vacinação liberada em todas as UBS

Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde é a liberação da vacina contra a Febre Amarela em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e não mais em esquema de cronograma. As pessoas com mais de 60 anos também devem ser imunizadas, desde que sejam avaliadas pelo médico do serviço de saúde para identificar se possuem alguma contraindicação. A vacina está contraindicada para crianças menor que 6 meses de idade, histórico de reação anafilática ao ovo de galinha, imunodeprimidos.