Santa Catarina abriu 12 mil vagas de emprego com carteira assinada em outubro, o quarto maior saldo do país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado representa a diferença entre 125 mil admissões e 113 mil desligamentos, e foi puxado pela alta demanda por trabalhadores no fim de ano e temporada de verão.
O saldo de empregos em Santa Catarina só ficou abaixo dos estados de São Paulo (69.442), Rio de Janeiro (18.803) e Paraná (14.945). No Brasil, foram gerados 190.366 postos de trabalho com carteira assinada.
Do total de vagas catarinenses, foram abertas 6,6 mil no setor de serviços, 3,3 mil no comércio, 777 na agropecuária, 732 na indústria e 501 na construção civil.
Vagas de fim de ano puxam saldo
O grupo com maior saldo de vagas em Santa Catarina no mês de outubro foi o de Trabalhadores da Produção de Bens e Serviços Industriais (3.848), com destaque para Embaladores e Alimentadores de Linhas de Produção.
Outro grupo que teve grande saldo de vagas foi o dos Trabalhadores dos Serviços, Vendedores do Comércio em Lojas e Mercados (3.677), com destaque para Vendedores e Demonstradores.
De acordo com a economista da Fiesc, Mariana Guedes, a demanda por vagas temporárias no final do ano e na temporada de verão puxaram a alta desses grupos.
— Nos últimos meses do ano, há um aumento na demanda por serviços prestados às famílias e atividades turísticas, o que acaba incentivando novas contratações em diversas atividades de serviços e do comércio, principalmente em restaurantes, bares e lanchonetes, e no comércio varejista — destaca a economista.