SC receberá quase 400 mil doses da vacina contra a Covid-19

doses da vacina

Santa Catarina receberá 394.090 doses da vacina contra a Covid-19, mas ainda sem data concreta para a chegada, afirma o Ministério da Saúde. A remessa faz parte de um total de mais de 10,2 milhões de imunizantes que serão distribuídos para todo o Brasil.

O primeiro lote contará com 171.750 imunizantes produzidos pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Deste total, a pasta indica que sejam 146.273 para a segunda aplicação em pessoas com comorbidades e deficiência permanente.

As demais serão 888 para trabalhadores do transporte aéreo, 6.044 para portuários e 1.420 para forças de segurança e salvamento e forças armadas. A expectativa é completar o ciclo vacinal de 154.625 catarinenses.

As 35.328 doses da Pfizer serão usadas como segunda dose em pessoas com comorbidade, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades.

Pouco mais de 30 mil imunizantes são indicados para a sequência da vacinação por faixa etária. A estimativa é aplicar em 65.339 pessoas com os imunizantes da farmacêutica norte-americana.

Outras 36.100 doses produzidas pela AstraZeneca fazem parte dos imunizantes vindos do consórcio Covax Facility. Deste total, a expectativa é completar o ciclo vacinal de 32.542 pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.

A quarta tabela de distribuição, onde serão encaminhadas mais de 3,2 milhões de doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butatan, para todo o Brasil, mostra que 111.600 serão destinadas para Santa Catarina.

Ainda conforme o documento do Ministério da Saúde, a indicação é que sejam usadas para aplicar primeira e segunda dose em 50.201 pessoas de 49 a 45 anos.

Assim como explicou a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), os imunizantes serão usados para a aplicação por faixa etária, já que este grupo já foi vacinado no Estado.

A última pauta de distribuição, também de imunizantes do Instituto Butantan, indica que 2,1 mil doses da vacina contra a Covid-19 sejam usadas para aplicar em pessoas de 49 a 45 anos, ou seja, todas para primeira e segunda aplicação, ou seja, para a sequência da imunização por faixa etária.

 

Vacinação contra a Covid-19 em SC

Conforme o Vacinômetro SC, painel de acompanhamento da aplicação de doses no Estado, atualizado pelo municípios na noite do último sábado (24), pouco menos de 3,4 milhões de catarinenses receberam, no mínimo, a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Levando em conta a população estimada em 7,2 milhões de pessoas em Santa Catarina, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia), a taxa representa 46,87% da população que recebeu a primeira aplicação.

Porém, a taxa cai para apenas 17,68%, ou seja, 1,2 milhão de catarinenses que receberam a segunda dose.

Informações ND+