Foto: Divulgação/PMC
O maior concurso público do Brasil em número de candidatos recebeu quase 40 mil inscrições de catarinenses para a prova que acontece em 5 de maio. O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”, modelo de seleção de servidores públicos criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), será realizado em 228 cidades do país, sendo que oito delas são em Santa Catarina.
Os candidatos de todo o Brasil disputarão as 6.640 vagas oferecidas no maior processo seletivo para o serviço público da história do país. Com 2,1 milhões de inscritos neste ano, o CPNU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.
Veja números de candidatos por local de prova em SC
Florianópolis foi a cidade catarinense com mais inscrições, um total de 13.072 (Foto: Diorgenes Pandini, Arquivo, NSC Total)
São José registrou 5.785 inscrições
Joinville recebeu 5.022 inscrições
Blumenau teve 4.512 inscrições
Chapecó teve 4.436 inscrições
3.292 pessoas devem fazer a prova em Criciúma
Em Lages, foram 1.884 inscrições
Caçador teve 1.173 pessoas inscritas
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofícios aos governadores e prefeitos dos municípios onde serão aplicadas as provas. O documento solicita cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame.
A correspondência, assinada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, destaca a importância de evitar a realização de grandes eventos nas cidades onde o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado, em 5 de maio, a fim de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.
Além disso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do concurso, em parceria com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), está em contato com as autoridades estaduais e municipais para tratar de questões logísticas e de segurança.
Também para viabilizar a logística e a segurança do certame, uma rede de aplicação foi estabelecida conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Houve, inclusive, a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública estaduais.