Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde participa do Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar

Monitoramento de lixo nos oceanos, educação ambiental, Planejamento Espacial Marinho e Gerenciamento Costeiro são alguns dos temas em que os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina (Semae) pretendem se aprofundar no Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar. O evento está ocorrendo em Itajaí entre os dias 13 e 16 agosto, juntamente com o 8º Congresso Brasileiro de Oceanografia .

Com pautas que envolvem diretamente os assuntos que a Semae estuda para definir as políticas públicas, os dois congressos estão proporcionando conhecimentos sobre o atual estágio das Ciências do Mar, na busca constante do desenvolvimento sustentável, marinho e costeiro, seja do estado, Brasil e da América Latina.

No primeiro dia de evento, a equipe da Gerência de Integração e Planejamento Ambiental da Semae, formada pela gerente Monica Koch e os técnicos Derik Bellardi, Luciana Jasmin e Janaína Alberti, acompanhou o simpósio Alimentação Artificial de Praias Arenosas: uma realidade. No segundo dia, eles acompanharam a o simpósio Navegando os desafios: gerenciamento costeiro em tempos de mudanças – lançamento do ENCOGERCO 2025 e a palestra Monitoramento de microplásticos nas águas brasileiras.

“Além do aprendizado das palestras e das exposições, tem a importância da articulação com os pesquisadores e gestores de outros estados para amadurecimento das nossas ideias. Tivemos oportunidade de conhecer também novas tecnologias utilizadas para as políticas de ordenamento e proteção ambiental”, ressaltou a gerente de Integração e Planejamento Ambiental da Semae, Monica Koch.

Amanhã, no último dia do evento, a equipe da Semae acompanhará o simpósio Planejamento Espacial Marinho – PEM e Gestão Costeira: um olhar latino[1]americano, assunto que a Semae tem trabalhado com profundidade, por causa do projeto piloto do PEM Sul, do qual Santa Catarina faz parte.