O 1° Encontro Estadual de Gestão de Projetos Públicos de Santa Catarina foi realizado nesta quinta-feira, 12, no auditório da Epagri, em Florianópolis. Promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, o evento foi pensado para estimular a troca de conhecimentos, experiências e inovações na área de gestão de projetos no setor público. O foco é a melhoria contínua de práticas e na eficiência da administração pública catarinense.
“Esse evento aqui foi formado por duas frentes: primeiro é a chegada de novos especialistas que vieram por bolsas da Fapesc para apoiar todo o nosso sistema de projetos dentro do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento. E ao mesmo tempo a gente faz um evento aberto ao público para que a gente possa comunicar à sociedade e também escutar da sociedade as demandas que envolvem essa tecnicidade da gestão de projetos aplicada à coisa pública. A gente quer mostrar pra sociedade que a gente está buscando as melhores práticas, as melhores técnicas para fazer o gerenciamento dos projetos do estado. Essa sempre foi uma determinação do governador Jorginho Mello, para que desde o começo que a gente buscasse ter tecnicidade, controle, transparência e accountability”, explicou o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy.
Abertura
O evento começou com a abertura feita pelo coordenador do Escritório de Gestão de Projetos do Estado, Vitor Santos Correa, seguido pela diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, pelo secretário adjunto do Planejamento, Lucas Amancio. Por fim, veio a palestra do secretário Edgard Usuy. Ele abordou o tema Desafios do Planejamento e Gestão Pública no Governo de Santa Catarina.
Na sequência o público acompanhou a palestra Os Segredos da Eficiência na Gestão de Projetos Públicos, com uma das maiores referências em Gestão de Projetos & Tecnologia do país e fundador e sócio da ModernPMO Gestão e Tecnologia, Mario Trentim.
“Queria parabenizar o Governo de Santa Catarina, a Secretaria de Planejamento, o Eproj/SC. O meu objetivo é falar sobre gerenciamento de projetos, tendências e evoluções e como que a gente pode ser mais eficiente nos portfólios de investimentos públicos e no gerenciamento de projetos públicos também”, pontuou Trentim.
A tarde de aprendizado seguiu com a apresentação Project Management Institute e o Capítulo de PMI Santa Catarina, com o vice-presidente do Project Management Institute (PMI-SC), Tácito de Lucca. “Nós viemos tentar contribuir por meio de ações, projetos, conhecimento. Trazer ferramentas para os gestores públicos para justamente aumentar a eficiência e consequentemente o sucesso nos projetos públicos. Então uma parceria aí que já vem vindo de alguns anos com a Spelan e hoje a gente está aqui pra apoiar esse grande evento”, disse Tácito.
O evento terminou com a palestra do diretor de Parcerias e Governo do PMI e assessor da Secretaria do Gabinete do Governador, Andreas Schneider. Ele abordou o tema Gestão de Projetos no Setor Público.