SEMANA DE COMEMORAÇÃO DO DIA DO BIBLIOTECÁRIO

No dia 10 de março de 2025, das 9h30 às 11h30min, no auditório do Shopping Russi & Russi, aconteceu a palestra sobre BIBLIOTERAPIA e a apresentação do Livro infantojuvenil LINDA, segundo livro da série “As aventuras de Rochedo”, lançado na 1ª Feira Literária de Itapema, de autoria de Laura de Biase e Pedro Fischer, ilustração de André Debs. A palestra abre a semana de comemoração do Dia do Bibliotecário, celebrado anualmente em 12 de março.

A palestra foi proferida para os professores da rede de educação infantil de Itapema por Laura de Biase, Bibliotecária, agente cultural há mais de 20 anos e autora do livro, e a convidada Letícia de Mello, Bacharel em Psicologia Coach, Terapeuta Analista de Comportamento, Fisiognomonista, Hipnóloga Clínica e Consteladora Sistêmica. A atividade faz parte do projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Itapema, uma realização do Ministério da Cultura.

O projeto aprovado possibilitou a palestra e a confecção de 500 exemplares do livro Linda, que serão gratuitamente distribuídos nas escolas da rede pública de ensino de Itapema, distribuídos pela Secretaria de Educação.

O encontro teve o objetivo de compartilhar com os professores algumas técnicas da Biblioterapia que poderão ser utilizadas com os alunos nos momentos de contação de histórias. A Biblioterapia, segundo Laura de Biase, é uma técnica terapêutica que utiliza a leitura para fazer com que as pessoas tenham uma liberação emocional. Ela funciona como uma CATARSE. A prática pode ajudar a controlar sentimentos, enfrentar problemas e identificar emoções nos alunos.

Leandro Pereira Pancherolli, Chefe do Ensino Fundamental Anos Iniciais, da Secretaria de Educação de Itapema, parabenizou Laura de Biase e Letícia Mello pela palestra proferida. No mês de abril outras turmas de professores de Itapema deverão também ser contempladas com a palestra em Biblioterapia.

Em complemento às atividades comemorativas, Laura de Biase palestrará no dia 13 de março de 2025 no SEBRAE de Recife, evento promovido pelo Ministério da Cultura, sobre “O Bibliotecário como Agente de Conexão Cultural”.

A Biblioteconomia é um curso ofertado em aproximadamente 33 universidades federais e estaduais do Brasil, com duração de 4 anos e meio. O primeiro curso de Biblioteconomia no Brasil foi inaugurado em 10 de abril de 1915, na Biblioteca Nacional. O curso foi o primeiro da América Latina e o terceiro do mundo. O bibliotecário organiza, representa, dissemina e recupera a informação (física ou digital), por isso, o seu campo de atuação é cada vez mais amplo: Bibliotecas Escolares, Universitárias, Comunitárias, Públicas, em Centros de Pesquisa, em Arquivos, Museus, Órgãos Públicos, Empresas e em comércios online. para muitos é uma profissão associada à guarda de livros em Bibliotecas, mas esse profissional tem como principal atribuição a organização das informações em diferentes suportes. Como exemplo, podemos citar a catalogação de essências no Boticário, o tratamento para rápida recuperação de vídeos e reportagens em emissoras de televisão, a organização de documentos em empresas para a conquista de certificações em qualidade e muitos outros.

Em pesquisa feita pelo Linkedin para elaborar o ranking das 25 profissões em alta em 2025, os pesquisadores analisaram milhões de vagas iniciadas por usuários do LinkedIn de 1º de janeiro de 2022 a 31 de julho de 2024 para calcular uma taxa de crescimento para cada cargo. O Bibliotecário entrou no ranking em 10º lugar com a seguinte descrição de atribuições: organizar, selecionar e administrar informações em mídias físicas e digitais, ajudando usuários e empresas a terem acesso ao conteúdo.

Fonte consultada: https://epocanegocios.globo.com/futuro-do-trabalho/noticia/2025/01/diretor-de-receita-neuropsicologo-bibliotecario-confira-os-25-empregos-em-alta-em-2025-segundo-o-linkedin.ghtml