Sexta edição do Saragaço reuniu mais de 5 mil pessoas em Bombinhas

Saragaço

Tarrafear, limpar tainha e remar na canoa de um pau só. Essas foram algumas das provas que integraram a programação do VI Saragaço, realizado de 15 a 17 de julho, na praia de Bombinhas. Segundo a organização, mais de 5 mil pessoas passaram pelo evento.

A tradicional festa de encerramento da pesca artesanal da tainha promoveu uma gincana com 35 provas entre os ranchos, proporcionando uma confraternização entre pescadores, comunidade e turistas. Nesta sexta edição, participaram 14 ranchos de pesca dos municípios de Bombinhas, Porto Belo, Itapema e Balneário Camboriú.

Pela primeira vez, o Rancho do Canto de Bombas se consagrou como campeão. Vitor Paulo da Silva, além de ser um dos donos do rancho, representa o interesse da nova geração. Com 25 anos, ele conta que ganhar o Saragaço é um sentimento inexplicável, mas poder manter viva a tradição é o que dá sentido a momentos como esse. ‘Eu e meu irmão somos de família tradicional da pesca e herdamos com muito amor essa cultura. Aprendemos os ensinamentos com os mais velhos e carregamos conosco a responsabilidade de seguir com essa tradição’, diz.

Para Telma Mafra, idealizadora do Sargaço, a festa busca valorizar os ranchos de pesca e fortalecer a pesca artesanal da tainha enquanto patrimônio cultural. ‘Nosso objetivo é preservar a tradição. Queremos incentivar e despertar nas novas gerações o interesse de dar continuidade na pesca artesanal’, explica.

O evento foi realizado pela Associação Saragaço e teve patrocínio diamante da Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura, por meio do edital Mestre Cantalício Rocha do Fundo Municipal de Cultura, e da Cooperativa Sicredi. Também contou com o investimento de mais 28 empresas, entre patrocinadores e apoiadores.