
As chuvas das últimas semanas deixou um rastro de estragos por todo o Estado de Santa Catarina. Estradas afetadas, famílias isoladas, rios cheios, calçadas que cederam e outros prejuízos estão entre os registros. Uma semana após a ocorrência dos temporais, a Defesa Civil de Santa Catarina divulgou que subiu para 28 o número de municípios em situação de emergência provocada pelas chuvas. O informe foi divulgado neste domingo (8).
Apenas dois dias antes da divulgação dos dados, na sexta-feira (6) eram 22 o número de municípios nesta marca.
A tragédia também soma 121 municípios afetados no Estado. Já são contabilizados 7.100 desalojados e 518 desabrigados em um total de 44.000 pessoas afetadas, de acordo com dados informados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil.
Foram registrados três óbitos, sendo dois em São Joaquim e um em Urubici. Ambos foram relacionados às pessoas que tentaram atravessar áreas inundadas com veículos e que foram arrastados pela correnteza.
Confira a lista de municípios que decretaram situação de emergência:
- Tubarão
- Orleans
- Forquilhinha
- Urubici
- Maracajá
- Araranguá
- São Joaquim
- Lages
- Laurentino
- Alfredo Wagner
- Rio Rufino
- Taió
- Anitápolis
- Monte Carlo
- Videira
- Macieira
- Rio das Antas
- Tangará
- Rio do Oeste
- Anitápolis
- Lauro Muller
- São Martinho
- Armazém
- Gravatal
- Braço do Norte
- Grão Pará
- Capivari de Baixo
- São Ludgero.
Os municípios de Benedito Novo e São Domingos informaram que devem decretar situação de emergência, segundo a Defesa Civil do Estado.
Informações nd+