Tempestades deixam mais de 7 mil pessoas desalojadas em SC; confira os números

Rio do Sul recebe ajuda humanitária para lidar com estragos da tempestade – Foto: Arquivo Pessoal/Orlando Pereira/ND

As tempestades que atingiram Santa Catarina nesta semana deixaram 7.100 pessoas desalojadas e 518 desabrigadas no Estado. As informações são da Defesa Civil estadual, que também registrou alagamentos, deslizamentos e quedas de muros ou árvores em 115 dos 295 municípios do Estado. As chuvas intensas também deixaram três vítimas fatais.

As duas primeiras mortes foram confirmadas no município de São Joaquim e a terceira em Urubici, todos na Serra Catarinense.

O primeiro foi em um acidente de carro, quando dois homens caíram de carro em um córrego. Os bombeiros atenderam ao chamado de moradores, mas encontraram o carro já virado. Em Urubici, outro veículo foi arrastado pela correnteza, causando a morte do condutor.

Foram decretadas situação de emergência em nove municípios. Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá e Araranguá. Além destes, São Joaquim entrou na lista na manhã desta quinta-feira (5) e, durante a tarde, foram incluídos Lages e Laurentino. Taió também deve decretar emergência.

As tempestades aumentaram significativamente os níveis dos rios no Litoral Sul, Planalto Sul, Oeste e Meio Oeste. Nessas regiões foram emitidos alertas de inundações por causa das chuvas.

As vítimas das chuvas intensas são assistidas pelo governo estadual, que entregou kits e outros itens no município de Rio do Sul. Até o momento, foram disponibilizados 16 colchões de casal, 16 kits de acomodação, 41 colchões de solteiro e 23 cestas básicas.

Por nd+