A temporada de cruzeiros marítimos em Itajaí encerrou na última sexta-feira (8), mas já tem data para recomeçar. As nove escalas dos navios Costa Diadema e Costa Fascinosa que chegaram a Itajaí na temporada desde dezembro do ano passado trouxeram 13.133 passageiros à cidade.
A prefeitura estima que, com estas escalas, o impacto econômico na cidade tenha sido de mais de R$ 4 milhões só nesta temporada. De acordo com o secretário municipal de Turismo e Eventos, Evandro Neiva, a expectativa para a próxima temporada é ainda maior e o Município já realiza estudos para implantação de um novo terminal de passageiros.
“A previsão é ter a melhor temporada de cruzeiros da história, com mais de 30 escalas e embarques semanais de mais de dois mil passageiros. Serão duas escalas semanais, com navios da MSC e Costa Cruzeiros”, destaca.
Em todo o Brasil, esta temporada de transatlânticos movimentou mais de R$ 1,08 bilhão, conforme a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros), entre gastos diretos, indiretos e induzidos das companhias, além de despesas de tripulantes. Além disso, foram gerados 13.936 empregos no país.
Próxima temporada
A próxima temporada de cruzeiros em Itajaí promete ser mais extensa, com navios da MSC e Costa realizando embarques e desembarques. O início está previsto para 10 de dezembro de 2022 e escalas prolongadas até fevereiro de 2023.
Em 2022, a suspensão da temporada de transatlânticos no Estado por conta do aumento de casos de Covid-19 durou mais de dois meses.