Totens de monitoramento são instalados em Balneário Camboriú

Dez totens com cinco câmeras fixas e uma móvel (mobilidade de 360° e zoom de trinta vezes), foram instalados e já estão em processo de teste em Balneário Camboriú. O objetivo principal é monitorar avenidas, praias e facilitar o acionamento dos guardas municipais.

Os equipamentos vão monitorar a segurança, o trânsito e identificar veículos com irregularidades pela leitura das placas (em tempo real), feita pelo sistema, porém à principio não serão geradas multas, somente orientações.

O sistema conta também com alto falantes para dar alertas e recados, depois de acionar um botão de emergência, a pessoa pode ser ouvida e vista pelos guardas. A câmera deve impedir trotes, pois quem a acionar será visto nas telas da central que fica na Secretaria Municipal de Segurança Pública.

“A partir do momento em que o totem for acionado, a central já desloca a viatura da área para aquela situação. Nós estamos calculando um tempo de resposta em torno de três minutos”, disse o secretário de segurança de Balneário Camboriú, Gabriel Castanheira.

O investimento ficou na casa dos R$ 1,6 milhão que sairá do fundo municipal do trânsito, responsável pela cobrança de multas que, segundo Castanheira, não pode ser usado em outra área.