Por: Ricardo Gebeluca | 22/12/2018

Começou a funcionar nesta última sexta-feira (21), na Praça Almirante Tamandaré o trailer da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú. O objetivo é dar suporte primário e orientações para a comunidade e turistas, oferecendo atendimentos de enfermagem, especializados e de odontologia, das 8h às 17h, todos os dias da semana até o Carnaval.

Os serviços ofertados são verificação de pressão arterial e glicemia, auriculoterapia que é a técnica na aurícula (ouvido externo) para tratar dores corporais e atendimentos mais graves vão ser encaminhados para o Hospital Municipal Ruth Cardoso. Além disso, por ser Dezembro Vermelho, mês de prevenção a AIDS, vão ser ofertados testes rápidos no local e também orientações sobre os cuidados para proteger a pele do sol, devido o Dezembro Laranja.

O trailer da saúde é dividido em atendimento de enfermagem e atendimento dentário. O dentista Eurípedes Lisboa, que é coordenador ambulatorial bucal do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) estará no local, fazendo tratamento de urgência, orientação bucal, e restaurações. Nesta sexta-feira (21), três atendimentos foram realizados.

“Aqui não é um consultório que substitua um atendimento médico, é uma orientação sobre os serviços públicos para os moradores e turistas, aferição dos sinais vitais e atendimentos odontológicos”, afirma Thiago Corrêa, diretor da Divisão de Saúde.

Para o réveillon, a cidade estará com um reforço a mais, uma tenda hospitalar será instalada na praça contendo seis camas de leito, equipamentos para atendimentos mais graves, três médicos, duas enfermeiras e seis técnicos de enfermagem. O trailer estará funcionamento na virada também, mas com os serviços administrativos. A tenda hospitalar funcionará, no Ano Novo, das 17h de 31 de dezembro até as 5h do dia 1º de janeiro.