Por: Ricardo Gebeluca | 14/11/2017

A cidade de Itapema (SC) recebe nesta semana uma etapa do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia pela primeira vez em sua história. E nas disputas que começam nesta quarta-feira (15/11), na arena montada na Meia Praia, três atletas do estado já estão garantidos na fase de grupos, buscando bons resultados ‘em casa’. Josi, Aline Lebioda e Thiago Barbosa contam com o apoio da torcida catarinense para irem longe no torneio.

Josi, que forma parceria com a capixaba Lili, é a única natural de Itapema (SC) e que estará literalmente ‘em casa’. Aline Lebioda é natural de Curitiba (PR), mas começou a atuar no vôlei de praia no estado. Já Thiago Barbosa é de Itaboraí (RJ), mas também deu os primeiros passos no esporte no Sul do país. Mesmo nascidos em lugares distintos, o trio têm em comum o sentimento de gratidão e a expectativa de contarem com a torcida catarinense.

Outro ponto em comum do trio está no fato de que todos começaram no voleibol de quadra. Apesar de ser natural de Itapema, Josi começou jogando indoor na Universidade Regional de Blumenau, onde conheceu posteriormente o vôlei de praia. Thiago, que forma parceria com Oscar (RJ), foi contratado para defender a equipe do Unisul aos 18 anos, mas, preterido por um treinador, encontrou na praia o espaço e o destaque que buscava.

Aline Lebioda, que atua junto de Thaís (RJ), também fez o mesmo caminho dos outros dois atletas federados pelo estado. Atuou por equipes em Curitiba e participou de seleções de base, mas encontrou nas características do vôlei de praia o seu espaço.  O trio federado por Santa Catarina já está garantido na fase de grupos e atuar a partir de quinta (feminino) e sexta (masculino). Outros 14 atletas que defendem o estado buscam vaga pelo classificatório.

O torneio conta com 24 duplas em cada naipe, que são selecionadas da seguinte forma: os 16 times mais bem colocados no ranking nacional entram direto na fase principal, enquanto as outras oito duplas saem do classificatório, que ocorre na quarta (feminino) e quinta-feira (masculino), permitindo que times abaixo no ranking entrem no evento.

As 24 duplas disputam a fase de grupos em seis grupos de quatro times. Os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta etapa em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final feminina acontece na noite de sábado (18.11), enquanto a disputa do ouro no torneio masculino fica para a manhã de domingo (19.11).

No torneio masculino, as 16 duplas já garantidas pelo ranking são Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Evandro/André Stein (RJ/ES), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Ricardo/Bruno Schmidt (BA/DF), Oscar/Thiago (RJ/SC), Moisés/Bruno (BA/AM), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Harley/Jeremy (DF/RJ), Anderson Melo/Pedro Marins (RJ), Márcio Gaudie/Averaldo (RJ/TO), Gilmário/Bernardo Lima (PB/CE) e Benjamin/Pedro Henrique (MS/PB).

Já as 16 duplas femininas classificadas pelo ranking são Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Elize Maia/Taiana (ES/CE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Josi/Lili (SC/ES), Val/Ângela (DF/RJ), Juliana/Carol Horta (CE), Victoria/Tainá (MS/SE), Andrezza/Andressa (AM/PB), Naiana/Rachel (CE/RJ), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Vivian/Semírames (PA/SP), Izabel/Renata (PA/RJ), Sandressa/Neide (AL), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ) e Aline/Thais (SC/RJ).

VISITAS SOCIAIS

Ante do saque inicial, os atletas também farão visitas sociais e encontros com a torcida para deixar Itapema (SC) no clima do Circuito Brasileiro. As jogadoras Naiana Araújo, Victoria Lopes e Tainá Bigi visitam nesta quarta-feira (15.11) a Casa Madre Teresa de Calcutá, às 17h. Já as atletas Josi Alves, Elize Maia, Taiana e Andressa Cavalcante farão sessão de autógrafos no Restaurante Cabral, às 19h. As atletas atenderão aos jornalistas após as ações.

O Circuito Brasileiro Open 2017/2018 é composto por sete etapas. Após Itapema (SC), a competição segue em 2018 para Fortaleza (CE), de 24 a 28 de janeiro, João Pessoa (PB), de 21 a 25 de fevereiro, Maceió (AL), de 14 a 18 de março, e Aracaju (SE), de 4 a 8 de abril.

CREDENCIAMENTO

Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de Itapema (SC) do Circuito Brasileiro Open devem enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘imprensa@volei.org.br’. A retirada das credenciais, após aprovação, será realizada na própria arena, na sala de imprensa, na quarta-feira (15.11), das 9h às 12h, e de quinta até sábado (18.11), das 9h às 18h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) fará o credenciamento e auxiliarão os jornalistas.