Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral estará presente no 39º festival de danças de Joinville

Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral

Para este ano de 2022, O Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral se preparou fortemente para este festival, onde o mesmo, foi aprovado com o total de quatro coreografias, sendo uma para palco fechado, e três para palco aberto.

“É um prazer imenso estar novamente no maior festival de danças do mundo, e isso é para poucos. Os ensaios são firme, cansativos, mas todo o esforço vale a pena, e estar mais uma vez neste festival, é apenas um dos resultados de todo o esforço. Manter o grupo no topo por mais de 12 anos, requer muitos sacrifícios, mas ver eles no palco, ver os aplausos, o carinho e a vontade dos dançarinos de estarem dançando, me incentiva e me motiva a cada dia que passa, uma felicidade que não cabe no peito, devo meus parabéns a Ketlyn Gabrielle, a mais nova professora do grupo, por me ajudar sempre nas coreografias e dar continuidade ao meu trabalho” Disse Rudimar do Nascimento, Coreógrafo e Fundador do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral.

Fazendo participações frequentes no festival desde 2010, conquistando ao total de quatro troféus, sendo dois de primeiro lugar (2016,2017) e dois de terceiro (2018,2021) este ano será levado para palco aberto a dança

“Integração entre os povos” apresentando diversas culturas do nosso continente, representando países como Argentina, Peru, Paraguai e México, uma coreografia completamente nova, com músicas diferentes do comum, uma coreografia feita pelo coreografo e fundador do grupo Rudimar do Nascimento, junto com a mais nova professora Ketlyn Gabrielle, O Grupo apresenta esta coreografia neste domingo (24/07) na Feira da Sapatilha, no Centreventos Cau Hansen, em torno das 17h.

Mais uma coreografia levada para palco aberto será a “La Bomba Equatoriana” e como o nome já diz, será levado a cultura do país Equador, com uma dança alegre e contagiosa, será a segunda vez desta coreografia nos palcos de Joinville. Onde está coreografia foi feita por Lisiane Gil da Cruz, professora das equipes de Ballet do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral. Se apresentam neste fim de semana (23/07), em torno das 18h e (24/07), em torno das 15h30, as duas apresentações sendo na Feira da Sapatilha, no Centreventos Cau Hansen.

E a última coreografia levada apenas para o palco aberto, terá participação especial da banda municipal de Itapema, atual campeã do estado. Uma dança com em média de 35 bailarinos, será levado a cultura gaúcha aos palcos de

Joinville, com a dança “Um grito farrapo por um ideal”, contando a história dos farrapos em épocas de guerra, coreografia feita também pelo coreografo e fundador do grupo, Rudimar do Nascimento, com grande colaboração da nova professora do grupo, Ketlyn Gabrielle. Será apresentado também na Feira da Sapatilha, no Centreventos Cau Hansen, no sábado (23/07) em torno das 19h30.

Para o palco fechado, a competição em si, o grupo levará o seu elenco mirim, na categoria “meia ponta” onde em duas participações na categoria, conquistou duas vezes o pódio, em 2017 como campeão, e em 2018 como terceiro lugar, sendo o primeiro grupo gaúcho a conquistar o título de Joinville, um feito histórico nunca batido em 35 anos de festival, onde em 2017 o Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral quebrou esse tabu.

Para voltar ao pódio em sua terceira participação, será levado a dança “Uma fabula totalmente gaúcha” relatando a história e lenda do “negrinho do pastoreiro”, essa coreografia foi feita inspirada neste grande mito gaúcho, O grupo irá competir na próxima quinta-feira (28/07) no teatro Juarez Machado, em Joinville, com sessões marcada para as 14h e 16h.

Esta coreografia que também foi idealizada e criada pelo fundador e coreografo Rudimar do Nascimento, com grande participação de Ketlyn Gabrielle, a mais nova professora do grupo.