A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi eleita a oitava melhor instituição de ensino superior do Brasil, e a 4ª entre as instituições federais, segundo o QS World University Rankings 2024 (reconhecido sistema de avaliação educacional).
A lista, divulgada na terça-feira (13), analisou 430 instituições em 25 países da America Latina e do Caribe. No ranking geral, a UFSC fica na 23ª posição.
O índice de cada instituição é elaborado por meio de oito indicadores com pesos distintos:
- Reputação acadêmica (30%)
- Reputação de empregabilidade (20%)
- Proporção de professor por estudante (10%)
- Proporção de docentes com doutorado (10%)
- Rede internacional de pesquisa (10%)
- Citações por artigo (10%)
- Artigos por instituição (5%)
- Alcance na internet (5%).
Os indicadores mais fortes da UFSC, nesta edição, foram proporção de docentes com doutorado (nota 99.7), rede internacional de pesquisa (nota 98.1) e alcance na web (nota 97.4).
Em relação aos artigos e citações externas entre 2017 e 2022, a temática principal da UFSC foram trabalhos nas áreas de Medicina e Ciências da Vida (Life Sciences & Medicine).
O QS World já havia divulgado um outro ranking junho, mas de caráter global e menos detalhado. Na ocasião, a UFSC era a nona melhor brasileira, empatada com a Universidade de Brasília (UnB), da qual ficou à frente agora na lista com recorte latino-americano.
Outra catarinense no ranking é a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que ficou entre as posições de número 251 e 300, sem maior detalhamento. Na divulgação anterior, ela estava na faixa que vai de 201 a 250.