Vacinação da HPV e Meningo C está sendo intensificada em Itapema

A Secretaria de Saúde de Itapema, por meio da Vigilância Epidemiológica continua a campanha de mobilização para a vacinação do adolescente contra HPV (Papiloma Vírus Humano) e Meningite C. E para que a imunização seja intensificada, as vacinas também estão sendo realizadas nas escolas, além da disponibilização nas Unidades Básicas de Saúde.

“De acordo com o Ministério da Saúde, nos países desenvolvidos, a incidência de câncer do colo do útero tem sido significativamente reduzida como resultado de programas preventivos, explica à enfermeira responsável para Vigilância Epidemiológica, Mariane Halpin.

Quem pode se vacinar?

A vacinação contra o HPV será para meninas de 9 anos de idade a 14 anos e meninos de 11 anos a 14 anos de idade e tem como objetivo prevenir o câncer do colo do útero, de pênis, de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos. Já a vacinação contra a meningite será para os adolescentes de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias de idade. A vacina meningocócica protege doenças causadas pelo meningococo C (incluindo meningite e meningococcemia). Para se vacinar, o adolescente deverá levar a carteira de vacinação na UBS e na escola apresentar a autorização dos pais.