A diretoria do Banco Mundial/BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) no Brasil, aprovou o Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável (Promobis), um importante passo para que o projeto enfim saia do papel.
Pioneiro no Brasil pela proposta de gestão consorciada, é composto por três grandes iniciativas que podem mudar o futuro do Litoral Norte de Santa Catarina para melhor.
Um Sistema de Transporte Coletivo Regional que vai integrar e interligar os 11 municípios da Amfri com veículos elétricos e reurbanização de vias, o Túnel Imerso entre Itajaí e Navegantes e a Mobilidade Ativa na Orla Central de Balneário Camboriú.
Agora o projeto passará por alguns ajustes solicitados e seguirá para validação da diretoria do Banco em Washington, D.C. A estimativa do CIM-AMFRI é que o Banco Mundial informe até o mês de agosto deste ano se o projeto de financiamento foi definitivamente aprovado.
Na sequência, caso aprovado, ocorre o encaminhamento para votação nas Câmaras de Vereadores dos municípios da Amfri e para a secretaria do Tesouro Nacional, que avaliará a Capacidade de Pagamento (Capag) dos municípios de Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes, participantes da operação de crédito.
A última fase dos trâmites administrativos é a aprovação do projeto no Senado Federal e culmina com a assinatura do financiamento, cuja estimativa é janeiro de 2023. Depois dessas etapas, se iniciará a fase de execução dos projetos de engenharia das obras a serem implantadas.
“Esse projeto vai transformar a vida dos moradores da região da Amfri, conectando as pessoas com a interligação do transporte coletivo e com o Túnel, potencializando o turismo de uma forma sustentável e gerando emprego e renda. Então estamos muito confiantes com o avanço de cada etapa e, em breve, com a aprovação de fato para tirarmos o Promobis do papel”, declarou o Presidente da AMFRI e do CIM-AMFRI Aquiles da Costa.
Ao todo, poderão ser investidos US$ 120 milhões com recursos públicos, sendo US$ 90 milhões provenientes do Banco Mundial/BIRD e US$ 30 milhões da contrapartida do financiamento, podendo ser amortizados em até 25 anos. Já os investimentos privados, considerando o Sistema de Transporte Coletivo/AMFRI e o Túnel Imerso, deverão ultrapassar a casa dos US$ 240 milhões.
Informações nd+